Qual a diferença entre Corset (espartilho) e Corselet (corpete) ?

Olá, Migs!

Quando se fala nesse assunto, todo mundo sabe o que é. Mas quase ninguém sabe a diferença entre Corset e Corselet. Eu confesso que também não sabia a diferença até estudar para escrever este artigo. Então, vamos ao que interessa, qual a diferença entre essas 2 vestimentas que tanto nos agrada?

Corset

corset

O nome vem do francês que significa Corps, corpo em português e também é chamado de espartilho, mas vamos falar Corset que é mais chique 😉 . Ele teve origem por volta do século XVI e tinha como função Manter a postura ereta e dar sustentação aos seios. Somente por volta do século XIX, que foram acrescentados os ilhoses e as barbatanas de baleia, que o Corset passou a ter como função principal modelar a cintura, exibir a cintura em sua forma natural e deixar aquelas curvas tão sonhadas.

Utilizado pelas Pin-Ups nos anos 40, à partir daí passou a ser utilizado cada vez mais como peça sensual e de fetiche. Hummmm danada!!! O Corset ou espartilho, é composto por barbatanas de aço inoxidável espiraladas e várias camadas de tecido resistente, para dar sustentação no corpo, ou seja, ficar bem durinho pra não despencar nada. Por se tratar de peças muito bem elaboradas e bem feitas, e por precisar de uma atenção especial na confecção. Os Corsets são bem caros, girando em torno de R$ 450,00 a peça. Ohh loco!!! Para atingir o objetivo, é necessário que seja feito sob medida. Ha no mercado alguns modelos em tamanhos padrão P/M/G e etc… Mas estes não se ajustam totalmente ao corpo, por cada corpo ser único. Cada um sabe onde aperta! 😛 

Corselet

corselet

O nome também vem do francês que na nossa língua significa Corpete. Ele nada mais é do que uma imitação do Corset, porém mais frágil. Possui poucas camadas de tecido e as vezes uma só. Suas barbatanas geralmente são de silicone rígido ou flexível e as vezes nem possuem barbatanas. Ultimamente tem sido vendidas algumas blusas com amarrações no estilo de corsets e algumas até com barbatanas de silicone, mas que não dão sustentação ao tronco e as vezes tem apenas duas camadas de tecido. Eles também são mais confortáveis no vestir pois somente apertam, não modificam. Ha também no time dos corselets cintas-ligas que são com materiais mais delicados como rendas e também possuem barbatanas. São usados como vestuário, fetiches e ensaios fotográficos.

Prática de Tight Lacing

tight-lacing-escolioseTight Lacing significa laço apertado, é o nome que se da para o uso do corset para afinar a cintura. Ao apertar o corset é exercida uma pressão bem forte na região da cintura, fazendo as costelas se realocarem diminuindo o tamanho das medidas. Você pode começar com um aperto mais fraco, de uma forma que você fique confortável. E para que você se adapte a um novo acessório que te acompanhará por um looongo tempo. Para este tipo de prática é necessário que se tenha um corset feito sob medida, pois cada corpo tem uma estrutura diferente.

No Brasil o site mais recomendado é o site Madame Sher, onde você escolhe o modelo envia as suas medidas, para que quando você vestir, a peça se encaixe perfeitamente à sua cintura e não cause nenhum dano na sua estrutura corporal. Para tratamento de escoliose é necessário o acompanhamento de um ortopedista, pois ha vários tipos de escoliose e ninguém melhor para tratar disso do que um médico. Não queremos ferrar com a coluna de vez né?

Então, é isso. Espero que tenha gostado das informações, pois sei que tem muita gente que tem dúvida, eu mesma tinha. Caso tenham alguma pergunta é só deixá-la abaixo! Beeijos ♥

Commente

commentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.